Notícias

Câmara Municipal Manifesta Pesar pelo incêndio ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro. ' Estamos em luto pelas pelas percas na memória Nacional'.

Outros 05/09/2018
Fotos: Folha UOL Texto: Texto google adaptação: Câmara Municipal de Pitangui.

Câmara sensibiliza e lamenta pela lastimável dimensão da catástrofe ocorrida no Museu Nacional que atinge a memória nacional, devido à perda de importante acervo histórico; afetando a área científica, por interromper e pulverizar pesquisas, e representa um prejuízo cultural impossível de ser quantificado. Mas sabe-se que é enorme. A impossibilidade de a população em geral e, em particular, estudantes e pesquisadores, terem acesso no País a registros da história da nação e da própria Humanidade é um empobrecimento sério no campo da cultura.

O ocorrido que não foi um desastre qualquer a destruição pelo fogo do museu, uma instituição de 200 anos que era abrigo de um acervo de 20 milhões de peças, recolhidas a começar pela própria família real, que teve no prédio incendiado a sua residência oficial no Rio de Janeiro.

Por mais óbvio que seja, deve-se enfatizar a necessidade de governos, de políticos e da própria sociedade aprenderem com a tragédia. Mais uma neste setor. A coincidência da campanha eleitoral dá oportunidade de o assunto ser discutido.

A reclamação da falta de recursos para museus e outras instituições públicas da área cultural é conhecida. E justificada. Mas não se trata de uma particularidade deste segmento do Estado, pois o País enfrenta grave crise fiscal.

Mas, sem o combate aos déficits, os recursos ficarão ainda mais escassos por força da volta da inflação e da queda na coleta de impostos provocada pela inexorável recessão, causada pelo retorno à irresponsabilidade fiscal desvairada. No campo do aprendizado, ainda está viva a lição da crise aguda de 2015/16, cuja origem foi esta.

A tragédia do Museu Nacional reforça a necessidade de governos, políticos e sociedade fazerem escolhas. É indiscutível que os diversos acervos da história nacional, de sua cultura, precisam ser protegidos. Para isso, é necessário dinheiro, mas, antes de tudo, consciência da importância da Cultura, da Ciência e da História. Num Orçamento trilionário como o brasileiro é possível encontrar os recursos para isso, mas só se houver o entendimento de todos.

Espera-se que a evidente necessidade de acervos públicos serem protegidos ajude na pressão para que, a partir do próximo governo e da próxima legislatura, a política de gastos públicos seja revista e reformas urgentes sejam realizadas.

A degradação do Museu e enfim a sua transformação em cinzas, um desastre previsível, são um estridente alerta para a urgência da revisão das prioridades orçamentárias, concentradas em despesas de custeio.

A tragédia da Quinta da Boa Vista representa um grande prejuízo cultural, essa casa legislativa sensibilizada , manifesta pesar pela perda inestimável.

É um dia triste para todos os brasileiros.