Câmara Parabeniza o Instituto Histórico Pelo Seu Cinquentenário

Outros 31/10/2018
Câmara Parabeniza o Instituto Histórico Pelo Seu Cinquentenário
Fotos: Instituto Histórico de pitangui Texto: Iracema Fernandes Campos

Câmara Municipal Parabeniza o Instituto Histórico de Pitangui pelos seu 50 anos.

Esta comemoração marca um recomeço, porque renasceu das cinzas. Infelizmente a antiga sede do Banco do Brasil onde funcionava e guardava todo acervo do Instituto foi incendiada e o museu está sem sede própria. Em dezembro de 2017 a Secretaria de Cultura de Pitangui divulgou que o acervo seria levado provisoriamente para o casarão conhecido por Solar dos Campos. A expectativa era que até o primeiro trimestre de 2018 o museu fosse realocado na sede própria, uma construção colonial que remonta ao século 18 e está localizada na Rua José Gonçalves, no Centro.

Contudo o imóvel passava por reforma desde 2013 e só ficou pronto em julho deste ano. A Secretaria de Cultura disse que até dezembro as peças devem ser levadas para o novo endereço. Em 2018 o Instituto Histórico de Pitangui completa 50 anos de fundação.

Durante a comemoração, a presidenta do Instituto Histórico Maria José Valério, disse que esse evento é um marco de um novo tempo, e assim que ele retornar para sua sede própria, será aberto aos pesquisadores, historiadores e estudantes à pesquisas. Além de ser aberto para o conhecimento e visitação de todos. A presidenta espera contar com a valorização de todos Pitanguienses, principalmente com a campanha do Instituto, que nesse início precisará da contribuição de toda população. Aproveitando o evento, o Instituto Histórico de Pitangui lançou na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) uma campanha para arrecadar recursos para a recuperação de alguns dos materiais do acervo do museu que foram danificados no incêndio de setembro de 2017. E homenageados os voluntários que, por ocasião do incêndio, fizeram o transporte de todo o material para a Biblioteca Municipal de Pitangui. Um trabalho árduo e digno de toda homenagem. Afinal foram cerca de 100 mil peças recuperadas.