Notícias

Compareceu no Plenário da Câmara em atendimento à convocação requerida a Secretária de Saúde Juliana Severino.

Saúde 01/03/2018
Compareceu no Plenário da Câmara em atendimento à convocação requerida a Secretária de Saúde Juliana Severino.
Fotos: Iracema F. Campos Texto: Secretaria Municipal de Saúde.

Compareceu no Plenário da Câmara em atendimento à convocação requerida pelos Vereadores Neco do Tim do Zé da Cota, Gilbertinho, Carvalho, Denguinho e Maria Luiza do Nego Evaristo, feito através do Requerimento 04/2018, Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Pitangui, Senhora Juliana Severino prestou diversas informações sobre as mudanças na sistemática de marcação de exames e consultas médicas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, falou das mudanças de horários para que os usuários do SUS tenham acesso à marcação de exames e consultas. Ela esclareceu os motivos que demandada maior demora entre a marcação das consultas e exames. Ela relatou que a Secretaria Saúde, faz a divulgação, pelos meios de comunicação disponíveis no Município e pelas redes sócias das mudanças de local de funcionamento tanto da própria Secretaria Municipal de Saúde quanto de outros estabelecimentos a ela subordinados, deixando a população pitanguiense bem informada de uma eventual mudança. Discorrendo também acerca do serviço de transporte de pacientes que realizam sessões de fisioterapia. Por fim a Secretária Municipal de Saúde Juliana Severino disse que não medira esforços para buscar fazer sempre o melhor pela Saúde. Em seguida houve diversos questionamentos feitos pelos Vereadores Denguinho, Neco do Tim do Zé da Cota, Pé de Cana, Alexandre Veterinário, Célio Leiteiro e Diney Ferreirão.

                                                                     Pronunciamento feito pela secretária de saúde em plenário:

         Vivemos em um momento que a situação da saúde em nosso país nos preocupa muito. Nunca estivemos em situação tão difícil e com chances de saída tão estreitas. O investimento em saúde decrescente. A miséria atingindo a 32 milhões de brasileiros. O descontrole acumulado de quase uma década de transição na busca de saídas viáveis, não politicamente assumidas pelos que dirigiram o país. Tudo isto e muito mais alicerçou o atual cenário em que vivemos na saúde.

Os reais componentes do caos na saúde:

1. Aumento da demanda: desemprego e baixos salários, tornando proibitivo o uso de sistemas complementares.

2. Agravamento da demanda, desemprego, miséria, pobreza e fome gerando mais doenças e agravando as já existentes.

3. Encarecimento da assistência à saúde.

4. Queda real do financiamento em proporção às necessidades sentidas e acumuladas.

Porém, em nosso município, mesmo em meio à tanta crise, nosso prefeito Marcílio Valadares e nosso vice prefeito Alexandre Barros, que não são administradores de gabinete, eles não medem esforço e incansavelmente buscam os recursos financeiros necessários, tanto em BH como em Brasília, para não deixarem a população de Pitangui desamparada e sem assistência, principalmente na saúde. 

É importante aqui dizer que o SUS nasceu com a CF/88 e é um sistema que está fazendo 30 anos de existência. Ele prega a responsabilidade tripartite (governo Federal, Estadual e Municipal). Assim, a falha no compromisso de um, compromete os demais. E como, principalmente o Estado tem descumprido seus compromissos com os Municípios... Aqui em Pitangui só na Saúde ele nos deve _________________. Isso compromete diretamente nos serviços prestados e tem cidade que está um caos. Em Pitangui estamos em uma situação privilegiada, por causa da eficiência e sabedoria dos nossos administradores em administrar. E vocês podem ter certeza que estou para somar. Como cidadã pitanguiense que sou, quero e vou lutar para uma saúde para todos, para uma política pública e não individual; que privilegia alguns em detrimento de outros.

Por isso, em relação ao primeiro item da pauta: as mudanças na sistemática de marcação de exames e consultas médicas realizadas pela Secretaria, com exposição da política atualmente adotada e as razões e fundamentos para tanto. O que tenho a lhes dizer é que a política que adotamos e temos que adotar é uma política pública. Com isso, tenho trabalhado com todos da minha equipe e gostaria de aproveitar esse momento e agradecer a essa equipe pelo empenho e dedicação ao trabalho, fazendo com que tudo dê certo. Para tanto passamos por uma reorganização do setor de TFD (Tratamento Fora do Domicílio), onde para seguirmos os protocolos exigidos pelo SUS, organizamos as pastas de exames e consultas como nos manda a lei – prioridade e antiguidade. O artigo 7º, inciso V da lei 8080/90 nos diz que devemos ter “igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie”. Além disso, organizamos os protocolos de atendimento........

E quero aqui aproveitar e dizer a população que não precisam depender dos vereadores para marcar exames e consultas, a pessoa mesmo pode ir lá marcar, estamos lá com as portas abertas para atender vocês e da melhor forma possível. E a gente acaba sobrecarregando os vereadores com função que não são deles, pois a função do vereador é legislar.

É importante esclarecer aqui que o Município é responsável pela Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade são responsabilidade dos Estado. Entretanto, não aguentando a negligência do Estado em cumprir com suas obrigações, e vendo nossa população sofrendo, nosso prefeito buscou organizar uma Policlínica em nosso Município, colocando lá os mais diversos profissionais: dermatologista, neurologista, pediatras, cardiologista, oftalmologista, urologista, psiquiatra, angiologia, ginecologia, obstetrícia, otorrino, ortopedista e clínico geral; e estamos licitando ainda outros; fez convênio com o Cismep onde realizamos vários tipos de procedimentos, consultas e exames, em geral; fez convênio com a ACCOM, para amparar as pessoas de CA; comprou uma frota de carros para a saúde através de emenda parlamentar; para dar mais conforto no transporte à população.

Há dez anos atrás tínhamos na saúde um total de 8 veículos ........ e hoje temos 14 veículos novos, incluindo...........; através deles transportamos em média 1200 pessoas por mês, incluindo consultas, procedimentos, cirurgias e hemodiálise. Por meio de recursos financeiros de emenda parlamentar, comprarmos esteira ergométrica, aparelho de ultrassom e o eletroencefalógrafo. Que jajá vão ser colocados em funcionamento.

Hoje nós temos a equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), formada por 2 psicólogas, 2 nutricionistas, 1 fonoaudióloga, 1 fisioterapeuta, 1 farmacêutico, 1 assistente social e 2 educadores físicos, que utilizam para a realização de suas atividades dos recursos materiais que hoje temos quadras e praças equipadas com uma estrutura excelente de academia. Essa equipe dá apoio a ESF com atendimentos nas unidades de saúde e em domicílio.

Temos o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), na Gameleira, que atende às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Quero aqui agradecer a essas equipes pelo excelente trabalho prestado junta à comunidade.

Temos todas as nossas Unidades de Saúde novas e bem equipadas. Prova disso é que tivemos as avaliadoras do PMAQ aqui e elas ficaram encantadas com nossas Unidades. Disseram que em BH não tem nenhuma Unidade igual as nossas. Quero aqui também deixar meus agradecimentos a toda equipe das Unidades de Saúde.

Temos também um atendimento odontológico ímpar em todas as unidades de saúde, que estão equipadas com gabinetes odontológicos de última geração. Adquiridos por essa administração por intermédio de emenda parlamentar dos Deputados. A equipe trabalha insistentemente na prevenção. Agradeço a equipe de odontologia pelo eficiente trabalho prestado.

Temos em nosso Município uma farmácia equipada e abastecida com os mais variados tipos de medicamentos. É uma farmácia invejável, tão invejável que esses dias descobrimos que pessoas de Conceição do Pará, Leandro Ferreira, Onça, pessoal das cidades vizinhas vindo pegar remédios aqui. Remédios esses que são da nossa população, pois cada município é responsável pelos seus. Esse e outros foi um dos motivos pelo qual tivemos que exigir alguns protocolos de atendimento. Estava vindo até moto táxi pegar remédios e marcar consultas e exames para pessoas da região. Quero também agradecer a equipe da nossa farmácia.

Hoje temos também nosso Centro de Fisioterapia, totalmente equipado e funcionando. Ajustado para melhor atender a população. Nele estamos primando um serviço de qualidade. Sendo atendidos em média 65 pacientes por semana (incluindo o serviço via convênio). Quero aqui também agradecer o esforço e empenho da equipe de fisioterapia.

Como o Estado não está cumprindo com suas obrigações, estamos com um acúmulo muito grande de cirurgias no TFD. Mas já busquei equacionar isso e estamos trabalhando no sentido de zerar nossas pastas de cirurgias. Nosso prefeito Marcílio e vice-prefeito Alexandre Barros articularam recursos de emenda parlamentar e já zeramos nossa pasta de cirurgia de hérnia e vesícula. Vamos agora passar à vascular e ortopedia. E quero, se Deus quiser e sei que Ele quer, zerar todas as nossas pastas de cirurgias. E estou correndo atrás disso.

Com relação ao item II, em relação a constantes mudanças de horários na marcação de consultas e/ou exames; digo que não são constantes, e se for em relação as consultas com nossos especialistas, isso ocorreu somente uma vez quando as consultas passaram a ser marcadas na Policlínica, o lugar mais correto devido os especialistas estarem lá. Quanto a marcação de procedimentos e exames via TFD, as mudanças somente acontecem quando nossos prestadores solicitam e isso é raro.

Com relação aos exames laboratoriais, quero aproveitar a oportunidade para esclarecer à população, que nosso município não tem laboratório, temos Posto de Coleta e por isso nossos exames são terceirizados. Recebemos do governo uma quantia de R$5.866,74 mensal para realizarmos a coleta e os exames, e é claro que essa quantia não dá, pois nossa demanda está muito alta. Tenho um orçamento para seguir e todo mês, mesmo controlando extrapolamos o teto, pois não deixamos de atender os pacientes com indicação médica de prioridade e grávidas; vocês melhor do que eu, doutores da lei sabem o que isso pode resultar.     

Quanto ao item III, prazo da marcação, fiz uma pesquisa em outros municípios e não estamos fora da realidade, mas mesmo assim já estamos resolvendo tal situação. Nosso prefeito Marcílio Valadares e nosso vice-prefeito Alexandre Barros conseguiram recurso financeiro via emenda parlamentar para sanarmos essa situação e já estamos fazendo o adiantando dos exames agendados.

Com relação ao item IV, divulgação de mudanças dos setores, esclareço que há sim. Inclusive trouxe aqui fotos dos avisos que foram colocados em todas as unidades e setor, no site, facebook e instagram da Prefeitura, além de ter sido solicitado aviso na rádio.

Por fim o item V me solicita esclarecimento sobre o funcionamento de Fisioterapia e o transporte desses pacientes. Bom, como disse anteriormente o atendimento prima por um atendimento de qualidade e segue uma ordem de prioridade, por exemplo um paciente vítima de acidente tem que ser atendido com prioridade. As pessoas estão passando a ser atendidas no Centro de Fisioterapia e os acamados estão sendo atendidos em domicílio. Aquelas pessoas que apresentam dificuldade de locomoção, temos o carro de fisioterapia que busca essa pessoa em sua casa e a leva à fisioterapia.

No mais só tenho a agradecer aos nossos nobres vereadores pela oportunidade e dizer que estou à disposição. Gostaria de terminar com uma frase que gosto muito: sozinhos podemos pouco, juntos podemos muito mais. E nessa oportunidade gostaria de dizer que quero poder contar com cada um de vocês, pois não somos perfeitos e erramos muito, mas com o apoio de quem também quer uma Pitangui melhor, uma saúde melhor, com certeza erraremos muito menos e alcançaremos nossos objetivos de forma mais rápida. Todos nós quando assumimos uma função pública temos o dever de lutar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, pelo bem estar da população. Para isso precisamos nos unir.