Notícias

Preocupados Com o Reflexo Causado em nosso Município Pelo não Repasse de Recursos do Governo Estadual Vereadores e Prefeito se Reuniram Nessa Terça feira.

Outros 07/08/2018
Fotos: Iracema F. Campos Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara, AMM

Preocupados com a situação dos municípios frente a irresponsabilidade do Governo do Estado, prefeitos, vereadores, secretários e representantes do Conselho do FUNDEB e do Conselho de saúde, se reúnem para discutirem sobre a atual situação financeira ocasionada pelo não repasse dos recursos do governo do estado aos municípios e as providências a serem tomadas frente ao governo. Na referida reunião foi deixado bem claro que a situação é preocupante, o governo mineiro deve quase R$ 6,8 bilhões para os municípios (conforme dados da AMM) e tem tornado a administração dos municípios insustentável! Em nosso município a dívida atualizada em 01 de agosto de 2018 do governo do Estado com Pitangui é de 1.150.000,00 FUNDEB (Fundo Nacional de Educação Básica), 3.096.000,00 para saúde, 149.500,00 do ICMS, 113.000,00 do piso mineiro de assistência social e 46.000,00 do transporte escolar, com isso todos os serviços estão ficando comprometidos! Sendo assim, o prefeito Marcílio Valadares deixa bem claro que consegue manter as contas em dia somente por mais 3 meses, depois disso, se não houver sido sanado a atual situação, não saberemos que rumos vamos tomar.

Essa falta de recursos no caixa municipal, que está impedindo o município de prestar um serviço de qualidade para os cidadãos, não é culpa do prefeito e sim do descomprometimento do Governo do Estado, que tem retido recursos constitucionais do município.

O Prefeito Marcílio Valadares ressaltou ainda que é importante tornar público para toda população esse desconforto e desrespeito do Governo Pimentel com os municípios.

Sendo a Câmara Municipal de Pitangui a casa do povo, está mostrando a lamentável realidade e abrindo as cortinas e apresentando esse ato tão maléfico do Governo perante Pitangui e seu povo. Isso representa uma falta de respeito, um verdadeiro sequestro dos direitos dos municípios mineiros. É um recurso pertencente aos municípios, e isto se chama apropriação indevida de recursos.

A Câmara manifesta seu apoio a mobilização geral de prefeitos, servidores públicos municipais e estatuais e professores contra o atraso do repasse do Estado aos municípios que acontecerá dia 21 de agosto em todos os municípios.