Vereador Alexandre Santiago Teixeira Representa o Legislativo no 35º Congresso Mineiro de Municípios.

Outros 21/06/2018
Fotos: Iracema F. Campos Texto: Iracema F. Campos.

O vereador Alexandre Santiago Teixeira e o Vice Prefeito Alexandre Barros e outras representatividades municipais participaram do 35º Congresso Mineiro de Municípios.

O primeiro semestre do ano já é lembrado pelo movimento municipalista e pelo cenário político, como o momento em que acontece o tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM): o Congresso Mineiro de Municípios. A sua 35ª edição aconteceu nos dias 19 e 20 de junho de 2018 no Estádio Mineirão em Belo Horizonte e contou com um público composto por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes públicos, imprensa e sociedade em um espaço de discussão, troca de informações e aprendizado.

O evento teve como tema “Cidades: é aqui que eu vivo! O município é de todos”, enfatizando a importância da gestão municipal para o cidadão e apresentando aos gestores, parlamentares, servidores públicos e sociedade as melhores ferramentas e caminhos a seguir na gestão de uma administração eficaz. Foi um momento não só de aprendizado, mas de troca de experiências e casos de sucesso. “E é isso que os gestores mais precisam: experiências para trazer resultados satisfatórios, positivos e união para chegar lá”, destaca o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Em uma robusta programação voltada para a gestão pública municipal, o Congresso englobou salas técnicas, debates, fóruns, seminários, encontros e a grande Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, já em sua 33ª versão, o que transformará o Mineirão no maior movimento municipalista do Brasil.

O vereador destacou a presença dos representantes do Executivo Dr. Fernando Rodrigues do departamento Jurídico, da Senhora Juliana Secretária da Saúde, Marco Antônio Saldanha Secretário Municipal de Governo, Darci Secretário de Desenvolvimento Social.

Alexandre  enfatiza que na palestra de abertura, ocorreu discussões sobre as dificuldades dos municípios, principalmente na necessidade da repactuação federativa para distribuição dos tributos para que os municípios recebam um valor maior dos impostos, porque é realmente nos municípios que as coisas acontecem. “Educação, saúde e agricultura.  O ¨bicho¨pega é aqui, então precisamos de recursos é aqui e não em Brasília, para que nós tenhamos todo esse processo de corrupção que está enraizados nas instituições federais, estamos precisando de valorizar mais a industria nacional e valorizar mais os municípios, conclui o vereador.

No segundo momento ocorreu uma breve apresentação dos presidenciáveis, estando presente: Alvaro Dias, Paulo Rabelo, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Marina Silva e Henrique Meirelles. Bolsonaro não pode estar presente por razões particulares.

O Vereador lamentou o comportamento de Ciro Gomes, pois estavam presentes aproximadamente 4.500 pessoas, entre Prefeitos, Vereadores, e Gestores Públicos Municipais, uma representatividade extremamente forte dos 853 municípios de Minas Gerais. Ele deu um show de obstinação, deixando muitos impressionados com tal postura. No escopo da apresentação cada um tinha cinco minutos para fazer sua apresentação inicial, três minutos para responder duas perguntas e cinco minutos para as considerações finais. Nas considerações iniciais de abertura seu microfone foi cortado para que pudesse responder as perguntas, deixando irado e brigando com todos tendo como resposta grande vaia dos presentes. O vereador Alexandre se impressionou com o comportamento de uma pessoa que quer ser Presidente da República, totalmente autoritário, não respeitando as regras do evento e desrespeitando todo corpo de gestor do estado de Minas Gerais, ressaltando um comportamento triste e lamentável. Em contra partida, enfatiza o comportamento extremamente digno dos demais candidatos que pleiteiam a função, deixando claro que não se trata de fazer campanha política para ninguém e parabeniza todos os demais presidenciáveis, pois todos demonstraram propostas muito concretas e importantes para o Brasil. Ele espera que na reta final, durante o processo eleitoral, essas propostas se figurem e mais importante que isso, que lá na frente sejam executadas, porque o que todos nós precisamos é de política séria para um Brasil melhor.